Risoto Gourmet de Cogumelos

Risoto autêntico ao estilo italiano preparado da maneira lenta e dolorosa, mas, ah, vale a pena. Complementa muito bem carnes grelhadas e pratos de frango. Verifique o arroz mordendo-o. Deve estar ligeiramente al dente (ou resistir ligeiramente ao dente, mas não deve ser duro no centro).

Ingredientes

A receita original rende 6 porções

6 xícaras de caldo de galinha, dividido

3 colheres de sopa de azeite, dividido

400g de cogumelos, em fatias finas

400g cogumelos brancos, em fatias finas

1 ½ xícara de arroz Arborio

½ xícara de vinho branco seco

sal a gosto

pimenta do reino moída na hora a gosto

3 colheres de sopa de cebolinha picada

4 colheres de sopa de manteiga

⅓ xícara de queijo parmesão ralado na hora

instruções

1 Em uma panela, aqueça o caldo em fogo baixo.

2 Aqueça 2 colheres de sopa de azeite em uma panela grande em fogo médio-alto. Junte os cogumelos e cozinhe até ficar macio, cerca de 3 minutos. Retire os cogumelos e seu líquido e reserve.

3 Adicione 1 colher de sopa de azeite de oliva à frigideira e junte as cebolas. Cozinhe por 1 minuto. Adicione o arroz, mexendo para revestir com óleo, cerca de 2 minutos. Quando o arroz tiver adquirido uma cor clara e dourada, despeje o vinho, mexendo sempre até que o vinho seja totalmente absorvido. Adicione 1/2 xícara de caldo ao arroz e mexa até que o caldo seja absorvido. Continue adicionando 1/2 xícara de caldo de cada vez, mexendo continuamente, até que o líquido seja absorvido e o arroz fique al dente, cerca de 15 a 20 minutos.

4Retire do fogo e junte os cogumelos com o líquido, a manteiga, a cebolinha e o parmesão. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *