Pretzel! Da série 50 pães do mundo.

Mais uma receita da série 50 pães do mundo, essa gostosura alemã ficou famosíssima não só pelo sabor mas também pelo seu formato irreverente. Vamos lá!

INGREDIENTES

  • 1 tablete de fermento biológico (15 g)

  • 1 colher (sopa) de açúcar

  • 2 xícaras (chá) de água morna

  • 5 xícaras (chá) de farinha de trigo

  • 1 colher (chá) de sal

  • 100 g de manteiga sem sal (derretida)

  • 50 g de bicarbonato de sódio

  • açúcar e canela para cobertura

MODO DE PREPARO

  1. Numa tigela, derreta o fermento no açúcar. Junte 1/2 xícara (chá) de água morna e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo. Misture bem e deixe descansar tampado, por 10 minutos para fermentar. Depois, adicione o restante da água morna e a farinha, aos poucos, misturando com uma das mãos.
  2. Pouco antes de dar o ponto, coloque a massa em uma superfície lisa e enfarinhada, e sove a massa por cerca de 5 minutos, até ela ficar lisa e não grudar mais nas mãos (se necessário, adicione mais um pouco de farinha de trigo, tomando cuidado para ela não ficar seca). Coloque a massa em uma tigela levemente untada e leve para crescer por 50 minutos, coberta com um pano (e, de preferência, dentro do forno).
  3. Em seguida, coloque a massa em uma superfície levemente enfarinhada. Abra com os dedos, formando um retângulo de 1 cm de espessura e corte tiras com cerca de 2 cm de largura. Enrole as tiras, no formato de cordões não muito finos e modele-os no formato de pretzel.
  4. Encha uma tigela com 1 L de água e nela, dilua o bicarbonato. Mergulhe rapidamente os pretzels crus nessa água e, depois, coloque-os em assadeira anti-aderente (ou, untada e enfarinhada). Leve ao forno alto (230ºC), pré-aquecido, por cerca de 12 minutos, ou até eles ficarem dourados.
  5. Quando estiverem assados, pincele-os inteiramente com a manteiga derretida e, em seguida, passe-os numa mistura de canela e açúcar. Sirva morno de preferência.

DICA

  1. Essa massa é neutra, você poderá fazer pretzels salgados se quiser. Nesse caso não precisa utilizar a margarina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *